>>23292100À medida que envelheço, entendo por que Stalin expurgava velhos bolcheviques e pessoas que espalhavam qualquer forma de degeneração. Lembro que, quando comecei a ler sobre Stalin, achava que ele era severo por conta das visões políticas que tinha e “duro demais” pelas condições que algumas pessoas enfrentavam nos gulags. Agora que estou mais velho, mais maduro, agora que vivi a vida como ela é, acho que ele não foi severo o suficiente. O fato de alguém como Trotsky ter sido permitido viver tanto tempo foi um erro — e foi um erro ainda maior alguém como Khrushchev ter chegado ao poder e minimizado completamente o papel do complô dos médicos contra autoridades soviéticas.
Cada. Pequena. Coisa. Pode ser rastreada até essas decisões — entre revisionismo e verdade, ou, para ser mais claro, entre trotskismo e stalinismo. Alguns no Ocidente acham que essa conversa é “irrelevante”, mas isso só acontece porque passaram a vida inteira como homens e mulheres inconscientes em uma sociedade que minimizou o papel da União Soviética desde a revolução bolchevique de 1917. Somos “cruéis” por querer vingança não só contra os trotskistas de hoje, mas também contra quem os permitiu existir? Talvez sim, talvez não — isso caberá à prole do amanhã julgar. Mas tudo o que sei é que essa normalização da degeneração e do escapismo não pode durar, porque ninguém foge dos próprios problemas para sempre sem se cansar, sentir dor, ou até colapsar.
O que acontece quando o homem colapsa, mas ainda quer continuar correndo? O que acontece quando o homem quer continuar fugindo mesmo sabendo que a verdade é que sua sociedade não passa de uma fraude e uma mentira? Olhe para os assassinatos de civis inocentes massacrados durante a ocupação nazista, sob o regime do Kuomintang, sob o Exército Branco, etc., etc., e você verá o que acontece. Se o homem nunca luta, pode muito bem ser visto como inútil. INÚTIL.